Como muitos sabem a caçamba de entulho possui uma finalidade específica, garantir que o material da sua construção ou reforma seja direcionado para o local correto. Muitas pessoas alugam a caçamba por ser uma forma simples e rápida e retirar o entulho de sua obra, mas poucos se preocupam se o resíduo será destinado no local apropriado.


Antes de alugar uma caçamba é necessário pesquisar bem a empresa que irá realizar o serviço e se ela possui todas as licenças necessárias para trabalhar. Existem empresas de coleta de entulho que não estão autorizadas a exercer a função e acabam retirando seu entulho e colocando na beira de rios, ruas e até revendem para pessoas que trabalham com sucata, o que é proibido. Normalmente essas empresas realizam o serviço pela metade do preço que o mercado cobra e além de prejudicar o meio ambiente, a empresa e o locatário podem ser multados.


Aterro de Entulho


Por esse motivo é muito importante a destinação correta do seu entulho, busque empresas sérias e que possuam a permissão para realizar esse tipo de trabalho pois caso contrário em alguns anos todo esse entulho irá prejudicar os locais de área verde que podemos desfrutar hoje. Pela falta de consciência da população já perdemos diversos locais para a poluição e a reversão dessas áreas é lenta e em muitos casos não conseguimos recuperar o que já foi perdido. De acordo com a pesquisa realizada pela Escola Politécnica da USP e pelo Sinduscon, a cidade de São Paulo gera anualmente mais de 70 milhões de reais com despesas em atividades de transporte e área de aterros, além dos gastos que a prefeitura possui com a coleta de resíduos que são despejados de forma ilegal gerando cada vez mais administração e recursos financeiros para designar os entulhos para um aterro adequado.


Garantia De Destinação de Entulho

Além das empresas que não possuem permissões para realizar a coleta de entulhos existem aterros clandestinos que recebem todo tipo de resíduo, ou seja, são "empresas" que utilizam um espaço, que em muitos casos são da prefeitura, para receber os resíduos coletados das empresas. Como esses aterros clandestinos não emitem nenhum certificado o preço para despejar os resíduos acabam sendo inferiores do que os preços cobrados no mercado e acabam prejudicando diretamente o meio ambiente.


Faça sua parte e quando for alugar uma caçamba busque sempre empresas licenciadas para realizar a retirada do seu entulho, cuidar do meio ambiente é responsabilidade de todos e devemos fazer a nossa parte.